segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tangram: um pouco de história.

“O tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por apenas sete peças, com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.

As regras desse jogo consiste em usar as sete peças em qualquer montagem, colocando-as lado a lado sem sobreposição.

Esse jogo foi trazido da China para o Ocidente por volta da metade do século XIX e em 1818 já era conhecido na América, Alemanha, França, Itália e Áustria.

A origem e significado da palavra tangram possui muitas versões.

Uma delas diz que a parte final da palavra – gram - significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. Já a origem da primeira parte – tan – é muito duvidosa e especulativa, existindo várias tentativas de explicação. A mais aceita está relacionada à dinastia T’ang (618-906), que foi uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa, a tal ponto que em certos dialetos do sul da China a palavra T’ang é sinônimo de chinês. Assim, segundo essa versão, tangram significa literalmente quebra-cabeça chinês.

Outra versão está ligada à palavra chinesa para tangram, Tchi Tchiao Pan, cuja tradução seria Sete Peças da Sabedoria. O que nos faz crer que seu criador tivesse algum propósito religioso ou místico ao empregar as sete peças para descrever o mundo.

Porém não existem registros históricos que comprovem essas relações. O que se sabe é que desde que o Ocidente entrou em contato com esse jogo, o tangram vem demonstrando seu caráter sedutor que tem envolvido várias gerações, quer seja como passatempo ou como manifestação artística.”

DINIZ, Maria Ignez de S. V. et al. A Matemática das sete peças do tangram. CAEM. São Paulo, 1995.

4 comentários:

''MAYARA'' disse...

olá meu nome é mayara.
eu gostei da sua explicaçao sobre o tangram

estava procurandu um texto ke explica-se tudo sobre o "tangram",pois vou fazer um trabalho sobre ele.
mto obrigada

bjuxx xau xau

Professora Cris disse...

Fico feliz por ter ajudado.
Beijos.

Quezia Barbosa disse...

oie, minhas amigas me chamam de Queka...fico feliz em ter encontrado esta pagina, porque tenho que fazer um trabalho mas, todos os sites que procuro naum diz muita coisa.Mas este site...
me esxplicou tudo o que eu queria saber!

muito obrigado!

jean adm disse...

visiteiii vários outros sites mas esse aki é o melhor que eu encontreiii...
agora vou tirar uma note boa em matemática vlw continuem assim