domingo, 28 de junho de 2009

Dicas para Facilitar o Aprendizado em Matemática

A seguir segue algumas sugestões de como melhorar o aprendizado em matematica. Muito interessante, vale apena ler e colocar em prática.

1. Manter assiduidade e pontualidade ás aulas. Todos devem fazer o máximo de esforçopara assistir a todas as aulas. Em Matemática os assuntos são apresentados em ordem crescente, o que faz a aula seguinte depender da anterior. Nas ausências, o aluno deve se atualizar em relaçãao á aula anterior, sob pena de perder a comunicação com o professor.

2. Para se aprender ou ensinar Matemática, a concentração é indispensável. Deve-se exercitara capacidade de se manter concentrado durante as aulas e nas tarefas de casa do curso.

3. Ter um caderno para acompanhamento das aulas e para anotações. Além de registrar a aula, nele o aluno faz questionamentos e guarda reflexões.

4. Procurar executar as tarefas do curso. São exercícios propostos ou pequenos detalhes deixados pelo professor, os quais ele entende que são perfeitamente acessíveis aos alunos. Verifique-os. Se não conseguir, comente com ele depois. "Olha, aquilo não foi tão fácil para mim!”. Saber disto é muito importante para o professor.

5. Fazer a leitura do livro texto e tentar verificar os detalhes deixados pelo autor. Aí, é necessário estudar com lápis, papel e borracha á mão. Uma mesa com cadeira, além de tranquilidade são indispensáveis. Não se aprende Matemática só com os olhos. Ao ler, exercite sua capacidade de crítica. Comente com o professor sobre o que lhe pareceu dizer o autor. Critique o autor. Ler sem refletir é o mesmo que nada ler. Lembre-se, o livro é uma espécie de professor que dita a matéria,mas não responde ás dúvidas do aluno, nem sequer as ouve. Dialogue com seu professor. Colecione perguntas e use a aula de atendimento, ou a própria aula, para expô-las.

6. Reescrever as definições, os enunciados dos teoremas e refazer as demonstrações. É importante, antes de tudo, compreender o significado de cada um deles. Faça figuras. Liste os resultados que lhe pareçam mais importantes. Reescreva-os com suas palavras. Nesta hora você esta tentando entendê-los e ao mesmo está exercitando sua escrita em Matemática. Ás vezes encontram-sepassagens mais rápidas ou outras soluções mais simples que as do autor, ou mesmo erros.

7. Identificar qual é a idéia central da prova e a quantidade de etapas de uma demonstração.Isto, muitas vezes, é o que faz você lembrar da prova. O relembrar automaticamente está relacionado com o aprender.

8. Fazer exercícios. É a sua contribuição para fazer Matemática. Você vai ganhando independência e formando seu estilo, como nas artes. Na maioria das vezes as soluções dos exercício dependem apenas da teoria exposta naquele capítulo. Não desencorajar se não conseguir resolver um exercício, ou um monte deles. Ás vezes eles são difíceis mesmo. Dependem de idéias que você ainda não assimilou.

9. Anotar todas as dúvidas. Muitas delas serão solucionadas por você mesmo através de discussão com os colegas, com os monitores ou com o professor. Tire sempre as suas dúvidas. Não se envergonhedelas. Uma dúvida pode significar uma intuição errada sob um determinado assunto. Ela permanecendo funciona como um postulado e provoca ainda mais dúvidas.

10. Principalmente vibrar quando resolver um exercício. Escreva-o do seu jeito e guarde-o no seu caderno. Ele é seu, porque a Matemática não tem dono. Vibre quando vencer um desafio!

11. Não há razão para temer a Matemática. A satisfação em aprender Matemática é muito maior do que o temor ao não sabê-la.

Autor: Eclipse

Nenhum comentário: