domingo, 30 de agosto de 2009

Soroban


Soroban é o nome do ábaco Japonês. O ábaco é um dos instrumentos de cálculo e registro numérico mais antigo na história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos e civilizações: babilônicos, romanos, árabes, chineses, entre outros. Não se sabe ao certo quando o ábaco foi inventado, embora haja indícios de que os babilônios já utilizavam esse instrumento desde o século III a.C. Na China, o ábaco surgiu por volta do século XIII, com o nome suan-pan. A versão japonesa do suan-pan é o soroban, que possui um número menor de peças em cada haste.

O Soroban é composto de diversas colunas, cada uma representando uma unidade, dezena, centena, etc. Cada coluna, por sua vez, contém duas partes: uma em cima e outra embaixo.Assim, cada coluna possui uma pedra (ou conta) na parte de cima que vale cinco unidades (ou dezenas, centenas, etc.) e quatro pedras na parte de baixo, cada uma equivalendo a 1 (uma) unidade (ou dezena, centena, etc.).

O seu uso sofreu uma série de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.

A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos enormes, para os padrões ensinados nas escolas.

Outras habilidades também são percebidas no uso do Soroban:
- Melhora a concentração e memorização, sobretudo para números;
- Visualização e inspiração apuradas;
- Observação mais atenta;
- Processamento de informações mais rapidamente;
- Aumento da “velocidade auditiva”;
- Cálculo mental.


Texto e imagem retirados de:
Caderno do professor de matemática - Vol2

Recomendo:
Visitem os sites
Centro Paulistano de Soroban http://www.cpsoroban.com.br/soroban.htm

Nenhum comentário: