quarta-feira, 10 de março de 2010

História da Matemática na Mesopotâmia

Plimpton 322 - Tábua de cerca de 1800 a.C., de Larsa, está actualmente na Universidade de Columbia
A tábua tem quatro colunas de números, em duas das quais, maior parte dos peritos, acreditam que contêm uma lista de dois dos três números de um triplo pitagórico.


A Mesopotâmia era a região a sul da Ásia entre o rio Tigre e o Eufrates, no actual Iraque e terras circundantes. Em grego a palavra Mesopotâmia significa entre os rios. Esta região ficou, assim, conhecida desde a sua conquista por Alexandre, o Grande, em 330 a.C. (Robson, 2000). A antiga Mesopotâmia corresponde, em grande parte, ao actual Iraque.
O nosso conhecimento sobre a matemática da antiga Mesopotâmia tem como fonte diversas tábuas em argila gravadas em escrita cuneiforme, que chegaram aos nossos dias, maior parte delas datam de um período entre 2000 a 1600 a.C. Hoyrup (2003) distingue-as em três grupos:
- Tábuas com tabelas: tabelas de recíprocos e de multiplicações e (quadrados, etc.); tabelas de conversões metrologicas e tabelas de constantes.
- Tábuas, pequenas, com trabalhos de matemática, usualmente circulares ou quadradas - pelo menos um exercício realizado por um aluno. Estas tábuas cabem dentro de duas categorias: contendo cálculos numéricos ou exercíicios de geometria, contendo diagramas um triângulo, um quadrado com diagonais, etc.) (Robson, 2003).
- Tábuas com problemas matemáticos
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O que acontece quando lemos

Vídeo muito interessante, vale a pena assistir.


O que acontece quando lemos. no Yahoo! Vídeo

Dica de Blog

Recomendo uma visita.


http://recreamat.blogs.sapo.pt/

Beijos.

Como Estudar Matemática

A Matemática é, relativamente, fácil e interessante. Mas, para que ela se apresente assim para o aluno, será preciso:

1. prestar muita atenção nas aulas, pedindo esclarecimentos, sempre que for necessário;

2. fazer os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor, sempre que precisar;

3. corrigir os exercícios de classe para que estejam todos certos em seu caderno ou apostila na hora de revê-los para a prova;

4. rever os pré-requisitos básicos;

5. usar rascunho para fazer as operações;

6. organizar os cálculos com capricho;

7. não tentar memorizar os conteúdos e sim, compreendê-los, pois só desta maneira se aprende a raciocinar;

8. ao chegar em casa, começar por revisar a aula a que assistiu, copiar o enunciado dos exercícios já feitos, tentar refazê-los sozinho e conferir os resultados. Somente depois disso, passar a fazer os exercícios de casa;

9. resolver as expressões por partes e lembrar-se de substituir os resultados parciais;

10. Com relação aos PROBLEMAS:

a. lê-los, com atenção, até entendê-los perfeitamente;

b. encontrar ligação entre o que é dado e o que é pedido;

c. buscar diferentes caminhos para resolvê-los, planejando sua solução através de esquemas, perguntas, fórmulas, etc;

d. não se dar por vencido até encontrar um caminho e, então, iniciar sua resolução;

e. conferir se os dados foram copiados corretamente;

f. efetuar os cálculos com a máxima atenção;

g. revisar os cálculos, pois a maioria dos erros nos problemas está nas operações;

h. reler a pergunta, para respondê-la adequadamente.

Fonte: pitboorei